sábado, 7 de julho de 2012

Línguas da Índia




As línguas faladas na Índia podem ser agrupadas em famílias lingüísticas, sendo a indo-européia, representada predominantemente pelo ramo indo-ariano, a maior em termos de número de falantes (mais de 700 milhões). Outras línguas da mesma família, mas de ramo diferente, estão também presentes na Índia, tais como o persa, o francês, o português e o inglês. A segunda maior é a família dravídica (cerca de 200 milhões de falantes). Minorias lingüísticas incluem as famílias austro-asiática (por volta de 10 milhões de falantes) e tibeto-birmanesa (cerca de 6 milhões). O caxemira, considerado uma língua dárdica, tem somente pouco mais de 4,5 milhões de falantes na Índia. Há ainda uma língua isolada, o naali.


O sânscrito e o tâmil são considerados oficialmente idiomas clássicos da Índia. Considera-se, entretanto, o sânscrito da gramático Panini como sânscrito clássico, em oposição à forma mais antiga da língua védica. Robert Caldwell, o primeiro lingüísta a estudar as línguas dravídicas em seu conjunto, usou o termo "clássico" para distinguir as formas literárias do canará, do tâmil, do malaiala, do télugo e do túlu de suas formas coloquiais.


Na Índia, não há o conceito de "língua nacional" única. As línguas oficiais são estabelecidas para cada estados. No entanto, o híndi, na escrita devanagari, é reconhecido como o idioma oficial do governo, mas é também permitido o uso do inglês para fins oficiais. A Constituição da Índia reconhece 22 línguas oficiais, faladas em diferentes partes do país. São elas:


Assamês
Bengali
Bodo
Dogri
Gujaráti
Híndi
Canará
Caxemira
Concani
Maitíli
Malaiala
Manipuri
Marata
Nepalês

Oriá
Punjabi
Sânscrito
Santali
Sindi
Tâmil
Télugo
Urdu

Nenhum comentário:

Postar um comentário