segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Símbolos da Índia

Além do famoso Taj Mahal, símbolo do turismo na Índia e uma das Maravilhas do Mundo, o país têm os seguintes símbolos nacionais:




Bandeira – Tricolor com faixas de igual proporção, ao centro aparece a roda azul da esquadra marinha, que representa o “chakra”. A Bandeira Nacional foi adotada em 22/07/1947 – Dia da Independência.





Brasão – O emblema do Estado é uma adaptação de Sarnath Lion, capital do antigo Reino de Ashoka. Adotado pelo Governo da Índia em 26/01/1950 – Dia da República, a roda aparece em relevo no centro do topo da coluna clássica (abacus), com um boi à direita e um cavalo galopando à esquerda. As palavras “Satyameva Jayate”, de Mundaka Upanishad, significam “Só a Verdade Triunfa” (lema do país) e estão grafadas abaixo do abacus, em inscrição Devanagari...



Flor – Lótus (Nelumbo Nucipera Gaertn?) é uma flor sagrada e ocupa uma posição única na arte e mitologia da antiga Índia.






Pássaro – O pavão-indiano (macho), em inglês Blue Indian Peacock, Indian Peafowl ou Peacock (Pavo cristatus) é a ave nacional da Índia. Existe também na variedade branca ou albina. Chama-se de pavão às aves dos gêneros “Pavo” (Linnaeus, 1758) e “Afropavo”, da família dos faisões (Phasianidae). Existe apenas uma espécie do gênero Afropavo, cujo nome científico é Afropavo congolensis.



Já do gênero Pavo existem duas espécies: o pavão-indiano (Pavo cristatus), encontrado no leste do Paquistão, Índia e Sri Lanka, e o pavão-verde, Green Peafowl (Pavo muticus), encontrado no sudeste da Ásia, em terras do Mianmar, Laos e em ilhas de Java e da Indonésia. A fotografia abaixo (lado esquerdo) mostra um pavão-indiano no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu – Paraná (by Sérgio Sakall, 12/02).

2 comentários:

  1. NÁDIA VC PODE ME TIRAR UMA DÚVIDA?

    HOJE APARECEU NA NOVELA CAMINHO DAS ÍDIAS AQUELE COLAR, QUE DERAM O NOME, EU ACHO, DE "GALASUTRA".

    NÃO SEI SE É ESSE NOME, NÃO ENTENDI DIREITO.

    VOCÊ PODE ME DIZER O SIGNIFICADO DO COLAR?

    RESPONDE NO MEU MEU E-MAIL

    ligiasn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mangalasutra (colar de cordão preto e ornamentos de ouro)é um simbolo permanente (como o nosso anel de casamento aqui no brasil) para as mulheres casadas idianas usarem para indicar que é uma mulher casada.

      Excluir